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Artigos: História e Filosofia

Os bastidores da reforma universitária de 1968.

 
José Carlos Rothen
Com o presente estudo busca-se contribuir para a compreensão do processo de elaboração da Reforma Universitária de 1968 e da ação de um dos grupos, formado por parte dos conselheiros do Conselho Federal de Educação, que teve significativa participação na elaboração da Reforma Universitária e que tradicionalmente não é considerado nas pesquisas realizadas sobre o período. Visando mostrar que no seio do governo militar havia um embate sobre os caminhos que deveriam ser dados a Reforma Universitária, faz-se uma comparação entre o relatório produzido pela Comissão Meira Mattos e o produzido pelo Grupo de Trabalho da Reforma Universitária. Conclui-se que o Conselho, ou pelo menos parte dele, utilizou a habilidade política para aproveitar das oportunidades do contexto para participar, nos bastidores da Reforma, da elaboração do modelo de universidade implantado no Brasil na década de 1960.
 
Formação cultural e profissional no pensamento de Jayme Abreu veiculado pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos nos anos 1960.
 
 
 
José Carlos Rothen
José Carlos Souza Araujo
 
O artigo é um dos resultados da pesquisa referente à história da elaboração das políticas educacionais, privilegiando os meios para a divulgação das idéias utilizadas por grupos que pretenderam exercer a liderança intelectual na elaboração dessas políticas. Tomar-se-á como objeto a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) veiculada nos anos 1960. O texto resgata as idéias de Jayme Abreu, um dos atores sociais que determinou a linha editorial da Revista. Em suas reflexões Abreu adotou fundamentação teórica eclética, utilizando-se dos princípios da Escola Nova, das idéias veiculadas pelo Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) expressas por Álvaro Vieira Pinto, e da Teoria do Capital Humano. O tema central do artigo – uma das questões fundamentais, e representativa das preocupações de sua época – é o de explicitar os objetivos e as funções que a educação deveria cumprir.
 
 
 
Publicado em
 
 
 
 
 
 
 
A imprensa pedagógica e a elaboração de Políticas Públicas: o exemplo da Revista Documenta na Década de 1960.
 
 
 
José Carlos Rothen
 
 
 
 
 
Publicado em
  • VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste - ANPED, 2006, Cuiabá : Universidade Federal de Mato Grosso, 2006. p. 1-15

 



A universidade brasileira segundo o estatuto de 1931.

 
 
 
José Carlos Rothen
 
 

 

A educação superior brasileira tem como um dos marcos estruturais de regulação o Estatuto das universidades brasileiras de 1931, promulgado na gestão do ministro da Educação e da Saúde Pública Francisco Campos. Junto foram baixados mais dois decretos-lei: o da criação do Conselho Nacional de Educação e o da Organização da Universidade do Rio de Janeiro. O objetivo deste artigo consiste em explicitar a concepção de universidade presente nos decretos-lei e no texto de Campos, no qual é apresentada a Exposição de motivos. Os documentos foram estruturados de forma que não estabelecessem rupturas. Postergando a implantação do modelo concebido, nesta documentação não há uma concepção homogênea de universidade, mas encontram-se os temas, os problemas e os dilemas que permearam a discussão posterior sobre os modelos de universidade.

 
 
 
Publicado em
 
 

            Revista Brasileira de História da Educação n° 17 maio/ago. 2008. Para baixar a revista

clique aqui

 

La reforma universitária brasileña de 1968

 

José Carlos Rothen

 

O artigo, publicado em espanhol, versa sobre a Reforma Universitária Brasileira no ano de 1968. Discute a seguinte hipótese: a ação do Conselho Federal de Educação, um conselho técnico da burocracia estatal, teve relevante influência na elaboração da legislação que fundamenta a Reforma. Partindo da constatação de que os Conselheiros vinculados ao Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos utilizaram-se da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos para divulgarem as suas posições, apresenta-se a concepção de universidade dominante no Conselho mediante o estudo das idéias expressas na citada Revista.

Publicado em 

Revista de la Educación Superior, Col. Sta. Cruz Atoyac - México, v. 137, n. 1, p. 43-61, 2006


O Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos: uma leitura da RBEP.

 
 
 
José Carlos Rothen
 

Publicado em
 
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 86, n. 212, p. 189-224, 2005.

Concepções de Universidade na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos.
 
 
 
José Carlos Rothen
 
 
 
 
 
Publicado em

 

  • VII Encontro de Pesquisa em Educação Região Sudeste - ANPED, 2005, Belo Horizonte. VII Encontro de Pesquisa em Educação Região Sudeste. Belo Horizonte : Anped Sudeste, 2005. p. 1-13 Com o título O CFE, a REBEP e a Reforma Universitária de 1968

 

Democracia, Educação e Planejamento.

 

José Carlos Rothen

Publicado em
 
 
  • XXIII Simpósio Nacional de História. História: Guerra e Paz, 2005, Londrina. XXIII Simpósio Nacional de História. História: Guerra e Paz. Londrina : Associação Nacional de História - ANPUH - Editorial Mídia, 2005. p. 1-8

 


Filosofia política moderna: Hobbes, Locke e Rousseau.

 
José Carlos Rothen
 

Publicado em
  • Célio Juvenal Costa. (Org.). Fundamentos Filosóficos da Educação. Eduem: Maringa, 2005, v. 5, p. 135-148.
 


A investigação científica nos cursos profissionalizantes.
 
 
 
José Carlos Rothen
Vanda C. A. Nery
 
 
 
 
 
Publicado em
  •  Ícone, Uberlândia, v. 10, n. 1-2, p. 144-156, 2004.

 

Análisis de la Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado (1993-2002): una contribución a los estudios de educación para la docencia..

 

Roberto Valdez PUENTES
Orlando. F. AQUINO;
José Carlos Rothen
 
 
 
Publicado em
 
 
  • Revista Interuniversitaria de Fromación de Profesorado. Zaragoza, v. 18 n 3, p. 153-178, 2004.

 


O Conselho Federal de Educação nos Bastidores da Reforma Universitária de 1968.

 
 
 
José Carlos Rothen
 
 
 
 
 
Publicado em
 
 
  • III Congresso Brasileiro de História da Educação, 2004, Curitiba. III Congresso Brasileiro de História da Educação: A educação escolar em perspectiva histórica. Curitiba : Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2004. p. 1-11.
 
Poder de estado e poder dos técnicos: uma proposta de estudo.
 
 
 
José Carlos Rothen
 
 
 
Publicado em
 
 

 

V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Associação Nacional De Pós-Graduação E Pesquisa Em Educação Fórum De Coordenadores De Pós-Graduação Em Educação. Águas de Lindóia. 2002 p. 1-7.

Educação para o pensar: pressupostos filosóficos do programa de filosofia para crianças de Mathew Lipman.

 
 
 
José Carlos Rothen
 
Luís Roberto Gomes
Márcia Reane PECHULA
 
Publicado em
 
 
  • 23a Reunião anual da ANPED: Educação não é privilégio. Anais. Caxambu, Caxambú/MG 2000. 

 

Dewey y la universidad norte-americana: una relación gramsciana.

 
José Carlos Rothen
 
Publicado em
 
 
 
 

José Carlos Rothen
 
 
 
Publicado em
 
 
 
 
 
A Propósito da Relação Entre Epistemologia e Ética.
 
 
 
José Carlos Rothen
 
 
 
Publicado em
 
 
 
Reflexão, Campinas, v. 55/56, p. 113-136, 1993.

 

 

 

 

 
 

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