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Política e História da Avaliação da Educação Superior (GEPPHAES)

Grupo de Estudos e Pesquisa em Política e História da Avaliação da Educação Superior (GEPPHAES)

O GEPPHAES é um grupo de pesquisa cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq com caráter interinstitucional, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Superior da Unitri e à Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e ao Programas de Pós-Graduação em Educação da UFU.
O grupo conta com duas linhas de pesquisa:

Linha 1 Avaliação Institucional da Educação Superior

Esta linha tem por objetivo Pesquisar as repercussões e interpretações dos resultados das Avaliações Institucionais

 

Linha 2 Avaliação das Instituições Brasileiras de Educação Superior: política, história, concepções, atores e marcos legislativos

 

A linha de pesquisa tem por objetivo explicitar, na história recente da educação brasileira, os modelos de universidade e as políticas para a educação superior presentes tanto na elaboração e implantação das práticas de avaliação das instituições, como nos debates e embates políticos sobre os modelos de avaliação. Essa linha possui ainda outro objetivo: explicar os motivos que levaram a avaliação a tornar-se o referencial para a regulação do sistema a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1996.


Essa linha de pesquisa investiga cinco pólos: a) concepções de avaliação; b) política e história da avaliação da educação superior; c) legislação/atos normativos; d) agências e atores; e e) as implicações dos aspectos técnicos da avaliação na constituição de modelos de Instituições de Educação Superior. Apesar de essa divisão ser artificial – pois os pólos são intimamente relacionados e mutuamente influenciados –, ela facilita contextualizar o trabalho e dimensionar a importância de cada um dos pólos. 
 

 

 

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